Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Um pouco de conhecimento científico

Acabei de ver um documentário fantástico sobre ataques de chimpanzés a humanos. E perguntam vocês "mas o que é que isso tem de especial?". Eu passo a explicar: após os ataques os animais foram identificados e, uma vez que foram estudados desde bebés altura em que chegaram à reserva, concluiram que um deles sempre evidenciou traços de agressividade, ataques de fúria e dificuldade em lidar com a frustração. O outro apesar de não apresentar comportamentos deste género assistiu à morte da sua progenitora e restante clã, significando isto que houve uma quebra no vínculo mãe-bebé. Falaram ainda de outro caso de um animal que, envolvido na Guerra Civil da Serra Leoa, nunca conseguiu ultrapassar o trauma emocional chegando mesmo a arrancar o próprio pêlo e comer os próprios dedos. Acabou por entrar em depressão profunda e faleceu. E isto para mim é simplesmente espectacular. E porquê? Porque a investigação que desenvolvi para o meu Mestrado foi exactamente esta: a relação entre a vinculação precoce e os problemas de comportamento na infância. E minha gente, está mais do que comprovado que acontece exactamente o mesmo com as crianças que não têm oportunidade de criar um laço afectivo com uma figura significativa ao longo do seu desenvolvimento. E eu temo pelas crianças deste País que nunca conheceram o poder desta relação.

Sem comentários:

Enviar um comentário