Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Salada de cuscuz com caracol de salsichas de aves


Se estiverem atentos irão reparar que o cuscuz (ou quinoa ou bulgar) é uma "tendência" no que diz respeito à gastronomia. Em quase todos os blogues, revistas ou programas de culinária este cereal aparece como estrela principal e eu, suscetível que sou a qualquer estratégia de marketing e publicidade, decidi aventurar-me* na sua confeção. O mote foi a receita d'a Dica da Semana e os constantes elogios do Chef Hernâni Ermida e do Manuel Luís Goucha a este prato. Decidi acompanhar com um caracol de salsichas frescas que vi o Jamie Oliver preparar há muito tempo. Esta combinação pode ser inusitada mas a verdade é que ficou saborosa, deliciosa e saudável, ideal para uma noite de Verão! Confiram a receita! :)
 
Ingredientes:
Para o caracol de salsichas:
- 1 embalagem de salsichas frescas (as minhas eram de aves);
- 1 caldo Knorr de galinha;
- azeite q.b.;
- 2 colheres de sopa de vinho branco;
- alho picado, salsa e louro;
- meia cebola em rodelas;
 
Para o cuscuz:
- 400g de cuscuz;
- 1l de água;
- 1 caldo Knorr de galinha;
- meia cebola picada;
- tomate cherry;
- cebolinho picado;
- azeite, sal, sumo de limão e vinagre balsâmico q.b.
 
Modo de preparação:
Caracol de salsichas
- Coloque num pirex a cebola em rodelas;
- Una as salsichas (desentrançando o enrolado que as liga) e forme um caracol, dispondo-o em cima da cebola no pirex. Tempere com alho e salsa picados, louro, o caldo Knorr partido e regue com azeite e com o vinho branco. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 30 minutos ou até verificar a sua cozedura.
 
Cuscuz
- Num tacho coloque 1l de água com um caldo Knorr, deixe ferver e arrefeça completamente. Disponha numa saladeira o cuscuz e adicione a água anterior, deixando que o cuscuz absorva este preparado. Assim que isto tiver acontecido, corte o tomate cherry em metades, adicione sumo de limão, a cebola e o cebolinho picados, temperando depois com algum azeite, sal e um pouco de vinagre balsâmico.
Está pronto a servir! Bom apetite!



*Foi literalmente uma aventura pois, quando era criança, detestava cuscuz e lembro-me, inclusivamente, de um episódio em que a minha mãe o preparou e eu estive horas à mesa para comer. Claro que o comi, a muito custo, porque com a minha mãe e comida não se brincava...

1 comentário:

  1. está com um aspeto delicioso! aprovadíssimo, chef Sofia! yummy!

    ResponderEliminar