Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval = malassadas

Desde que vim para Coimbra, o Carnaval perdeu a maior parte da piada que tinha na minha adolescência. Contudo, uma das principais tradições carnavalescas na Madeira são as malassadas com mel de cana sacarina que me permitem recordar esse tempo em que fui tão feliz porque o cheiro que emanam pela casa transporta-me até à minha querida ilha. Foi por isso que este Carnaval pedi a receita à minha querida mãe e meti mãos-à-obra e quem provou diz que não me saí nada mal. Vamos à receita mas saliento que fiz metade do que aparece aqui porque a massa rende bastante:

Ingredientes:
- 4 chávenas de farinha
- 4 colheres de sobremesa de pó Royal
- 3 chávenas de leite
- 2 chávenas de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 casca de limão
- 11 ovos
- 1 pitada de sal
- mel de cana-de-açúcar q.b.

Preparação:
- Num tacho juntar a casca de limão, o leite, a água, o sal e a manteiga e mexer até ferver. Tirar do fogo e juntar a farinha e o pó Royal e envolver até que a massa descole totalmente do fundo do tacho. Deixar arrefecer até a massa ficar morna.
- À parte bater ligeiramente os ovos (claras e gemas) e adicionar ao preparado anterior. Mexer bem com uma vara-de-arames ou com as mãos (eu uso luvas e acho que com a mão é mais eficaz) até estar tudo bem incorporado.
- Aquecer um tacho com óleo e fritar formando pequenas bolas com a ajuda de duas colheres de sopa. Assim que ficarem +/- douradas estão prontas.
- Servir com mel de cana-de-açúcar e um chocolate quente (ou chá, se preferirem) para ajudar a aquecer nestes dias tão friorentos.
Deliciem-se!

2 comentários:

  1. ai que bom aspeto - parece-me que um dia detes vou experimentar esta receita!!!

    ps - depois comemos!!!

    ResponderEliminar
  2. Experimenta Aida e vais adorar! Mas digo-te que sem o mel de cana não tem a mesma piada. Vou tentar fazer amanhã, ok? :p

    ResponderEliminar